Buldogue Inglês Exótico
O Riviera Bulldog® é um programa de raça cadastrada, voltado para a seleção de pequenos buldogues, descontraídos e com bom interesse em atividades físicas, é descendente direto por cruzar diferentes raças de tipos buldogue e bull terrier.
Surgido no final da década de 2010, o Riviera Bulldog® visa fixar as qualidades das diferentes raças de 'buldogue', de forma a desenvolver um cão pequeno, saudável e funcional, com temperamento estável e ao mesmo tempo selecionar uma tipicidade e não um cópia pálida de raças existentes. Cada raça usada no programa foi escolhida por uma característica única, como altura, constituição física, temperamento, saúde e habilidade.
É dada especial atenção à saúde do programa e do efetivo em geral, e os testes são obrigatórios em todas as materias antes da criação.
Apesar do seu pequeno tamanho, são cães capazes de grandes feitos, que sabem se adaptar a todos os estilos de vida (interior / exterior) e a todas as situações. São também pequenos buldogues respeitosos na família, próximos dos donos e muito atenciosos, obedientes e sempre prontos a agradar, Apaixonados por atividades, são companheiros perfeitos para passeios.
Graças à supervisão e ao estabelecimento de um programa de qualidade, a raça atrai cada vez mais pessoas, criadores e indivíduos, e seu futuro parece ilimitado .
HISTÓRIA
O Bulldog Riviera é um descendente direto do cruzamento de diferentes raças de Bulldogs e Bull Terriers.
Sua seleção visa melhorar a funcionalidade do buldogue trabalhando principalmente nos critérios de peso, altura e facilidade de movimentação, o que resultou em sujeitos ativos com morfologia atlética. Temperamento, longevidade e robustez são critérios de seleção essenciais. O Riviera Bulldog conseguiu fixar muitas dessas qualidades, adquirir a aparência geral do Buldogue, a esportividade e a resistência do tipo Bull Terrier.
APARÊNCIA GERAL
O Bulldog Riviera deve dar uma impressão de grande energia apesar de seu pequeno tamanho. Ele é um buldogue compacto e musculoso, atlético com uma linha superior inclinada, ele é incrivelmente ágil.
A cabeça deve ser bem proporcionada ao resto do corpo. O focinho é curto sem exagero. A sua tipicidade deve permitir-lhe distinguir-se das raças utilizadas na sua criação, para não causar confusão.
Os buldogues Riviera adoram agradar, são muito inteligentes e estão sempre de bom humor, são simpáticos com toda a família e são muito atenciosos. Eles podem ser facilmente adaptados em um apartamento ou no campo. Embora muito fofinho na aparência, ele é um cão ativo, cheio de brincadeiras e curiosidade, ele nunca deve ser tímido ou agressivo. Ele deve ser confiante e deve mostrar algum interesse pelos jogos.
CABEÇA
A cabeça do Riviera Buldogue é bem arredondada de todos os ângulos, sem ser desproporcional à construção geral. Os masseteres (elevadores da mandíbula inferior) são bem desenvolvidos, o tamanho da cabeça é medido na circunferência em torno do ponto maior logo antes das orelhas e geralmente deve medir entre 25 e 30 cm de circunferência, ainda não em harmonia com aparência geral e altura na cernelha.
REGIÃO CRANIANA
O crânio do Buldogue Riviera é arredondado e exibe as características típicas dos cães do tipo Buldogue com olhos ligeiramente protuberantes que estão separados. A testa é plana e o occipital não se projeta. A mandíbula inferior deve ser ligeiramente curvada, sem exageros.
REGIÃO FACIAL
O rosto do Buldogue Riviera deve ser sempre bem arredondado e apresentar leves rugas, sem excessos. Pregas e protuberâncias excessivas sobre os olhos e o focinho não são procuradas.
STOP
Visto de perfil é marcado, de frente só é percebido graças aos arcos das sobrancelhas que delimitam um silon frontal pronunciado.
FOCINHO
É largo, seu comprimento medido dos olhos (stop) até a ponta do nariz, deve ser menor que o comprimento do crânio. Seu comprimento deve ser de no mínimo 1,5 polegadas e no máximo 2 polegadas (cerca de 3 cm). Focinhos muito curtos ou além do limite máximo não são procurados por razões de hipertipo e / ou falta de tipo. Os lábios são largos e bem descidos, sem excessos, cobrindo o maxilar inferior nas laterais, mas não na frente. Eles se unem ao lábio inferior na frente e formam um 'V' invertido. Os dentes não são visíveis. Lábios formando um 'U' invertido não são desejáveis.
NARIZ
Preto, fígado ou qualquer outra cor dependendo da cor da pelagem. As narinas estão bem abertas para facilitar a respiração. O nariz pode apresentar uma ligeira despigmentação no caso dos melros.
OS OLHOS
De tamanho médio quando vistos de frente, estão localizados no mesmo nível do sinal de stop e prontos para olhar para a frente sem serem protuberantes. Sua cor está em harmonia com a cor geral. O canto externo fica alinhado com o canto do lábio e o canto interno fica alinhado com o clipe de orelha superior. A pálpebra é bem pigmentada, sua abertura é oval e a expressão do olhar é típica da raça. O branco do olho (esclera) não deve ser visível.
Olhos redondos e protuberantes são considerados defeitos.
MANDÍBULAS E DENTES
A articulação deve mostrar prognatismo ligeiramente inferior. O atraso excessivo não é desejável e os caninos inferiores e a língua não devem ser visíveis com a boca fechada, o que será considerado um defeito. Os incisivos estão bem alinhados entre os caninos, sem serem ameiados.